TUDO QUE PRECISA SABER ANTES DE COLOCAR AS TRANÇAS
- Fala Rasta!
- 12 de mar. de 2017
- 3 min de leitura
AS TRANÇAS ESTRAGAM ?
Essa pergunta é muito frequente , inclusive foi a minha antes de colocar , mas a resposta não é assim tão simples. Como quase tudo o que é feito nos fios, depende muito de como será feito e de qual o estado dos fios antes do processo. Em alguns casos, as tranças podem sim estragar os fios.

Mas, geralmente, isso acontece quando não são feitas por um profissional qualificado, quando é utilizado um material com um peso superior ao que o cabelo suporta ou quando os fios já estavam tão fragilizados antes que acabam por não suportar a tração, por exemplo. Outro caso que pode danificar o cabelo é não higienizar corretamente ou promover atrito excessivo durante a lavagem.
Além disso, durante a retirada das tranças é preciso ter cuidado redobrado. O processo deve ser feito por um profissional especialista nesse tipo de penteado com muita paciência e creme para pentear.
Porém, se o trançado for feito por um profissional qualificado que saiba analisar o estado dos fios, indicar o melhor método e orientar para uma manutenção adequada, dificilmente as tranças afro causarão danos.
Como preparar os fios antes de fazer o penteado?
É importante que o cabelo esteja saudável antes de fazer as tranças . Portanto, converse com um hairstylist de sua confiança e faça todos os tratamentos necessários para garantir que os fios estejam fortes. Geralmente, é indicado realizar ao menos uma reconstrução capilar.
Além disso, os fios devem ter, no mínimo 6 cm para que possam ser trançados. Já no dia de realizar o penteado, as fibras capilares devem estar bem limpas, livres de qualquer resíduo, ou seja, você não pode aplicar gel, creme para pentear, pomada, nem mesmo condicionador ou máscara. Lave apenas com shampoo neutro ou de limpeza profunda.
Quais os tipos mais comuns?
Existem dois tipos de tranças que são utilizados atualmente. As box braids, ou tranças soltas, são as mais pedidas nos salões e podem ser feitas utilizando cabelo natural, sintético ou até lã. Outra opção popular é a trança raiz ou nagô, que é feita rente ao couro cabeludo, como se fossem pequenas tranças embutidas que podem seguir paralelas umas às outras ou até formar desenhos na cabeça.
Além disso, é possível ainda variar a espessura, o comprimento, o material utilizado, o acabamento da ponta e o que mais a sua criatividade mandar.
Dá para trançar em casa?
Até dá, mas não é recomendado. Se você está cogitando essa possibilidade pense muito bem antes. Antes de mais nada, considere que você vai precisar ficar várias horas com os braços para cima trançando , sentar para ser trançada já é cansativo , imagina passar horas trançando ? é muita força de vontade que eu não tenho
Além disso, se não tiver bastante habilidade, o resultado final pode ser desastroso, com traças tortas, frouxas ou apertadas demais. Por fim, considere que a falta de prática pode causar muito atrito e tração nos fios e danificar seus cabelos. Melhor procurar um profissional especializado, né ?
Como é a manutenção?
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, cuidar dos cabelos com tranças em casa não é tão complicado. A lavagem pode ser feita duas vezes por semana, aplicando o shampoo no couro cabeludo e massageando bem a raiz para evitar a formação de caspa e seborreia.
Não é preciso e nem indicado usar shampoo, condicionador ou máscara no comprimento, pois os resíduos iriam se acumular no meio das trancinhas e seriam difíceis de remover. A liberação do uso do secador vai depender do material escolhido, afinal, algumas fibras sintéticas não resistem ao calor.
Ah, a trança raiz precisa ser refeita a cada quinze dias, pois o crescimento do cabelo fica muito evidente. Já a solta pode durar até três meses. Mas, em nenhum dos casos de tranças é possível fazer apenas um retoque, elas precisam ser totalmente desfeitas e refeitas.
Comments